Blog

É a área de conhecimento responsável por criar, administrar e manter a gestão da informação através de dispositivos e equipamentos para acesso, operação e armazenamento dos dados, de forma a gerar informações para tomada de decisão.

15
Nov

Você sabia?

A informação é um patrimônio e é tão importante que pode inclusive determinar a sobrevivência ou a descontinuidade das atividades de um negócio, apesar de possível, muito dificilmente uma entidade de grande porte consegue perder suas informações.

Por outro lado quando digital, é um conjunto de dados classificados e organizados de forma que possa utilizar em prol de algum objetivo.

Basta imaginar o que aconteceria se uma instituição perdesse todas as informações de seus clientes ou que uma pessoa poderia ficar rica da noite para o dia porque conseguiu descobrir uma informação valiosa analisando um grande volume de dados.

Por outro lado, se tem uma coisa que ocorre com bastante frequência é o uso inadequado de informações ou, ainda, a subutilização destas. É nesse ponto que a Tecnologia da Informação pode ajudar.

Tecnologia da informação

A Tecnologia da Informação (TI) pode ser definida como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam permitir o armazenamento, o acesso e o uso das informações. É a área de conhecimento responsável por criar, administrar e manter a gestão da informação através de dispositivos e equipamentos para acesso, operação e armazenamento dos dados, de forma a gerar informações para tomada de decisão.

Conhecendo a evolução histórica da Tecnologia podemos compreender o quanto essa ferramenta é necessária hoje nas empresas e perceber, por exemplo, como os sistemas atuais são modificados, desenvolvidos e aplicados.

Vamos entender um pouco mais isso

Antes os computadores eram apenas "máquinas gigantes" que facilitavam tarefas em pesquisas, empresas e governos. Dentro da evolução tecnológica, as maquinas começaram a perder espaço para equipamentos cada vez menores, mais poderosos e mais confiáveis, as transformações tecnológicas começaram a abrir novas opções para a transformação de dados em informações e ao melhoramento e adequação dos sistemas de acordo com as necessidades da empresa, porém ainda era um período de extrema centralização.

E a telecomunicação por sua vez permitiu que, aos poucos, os computadores passassem a se comunicar, mesmo estando em lugares muito distantes geograficamente sendo assim, se tornando flexível, permitindo o computador processar diversas tarefas simultaneamente com vários usuários. Ai surge também os pacotes de software, onde combinado com a flexibilidade dos terminais estimulou uma série de inovações que vieram a ser conhecidas como “sistemas de apoio à decisão”. Integração e modelos se tornam itens essenciais nos departamentos de sistemas, a integração tecnológica flexibilizou e facilitou a troca e o acesso às informações otimizando o funcionamento das empresas acabando com a incompatibilidade, perceba que, desde as máquinas mais remotas e modestas até as mais recentes e avançadas, o trabalho com a informação sempre foi o centro de tudo.

A informação sempre existiu, mas não de maneira tão aproveitável, afinal de contas hoje ela atinge as mais diversas áreas do conhecimento e está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, mesmo quando elas não percebem, exemplos claro são bancos de dados cadastrais governamentais interligados, redes bancarias, redes de supermercados, operadoras telefônicas. Portanto é, acima de tudo, uma necessidade dos novos tempos.

E assim é possível ter uma pequena ideia do qual amplo é o universo da Tecnologia e da Informação , por isso que recebe a expressão Tecnologia da Informação (TI).

Referências:
http://www.infowester.com/ti.php
Foto de http://spiyce.com/spiceglobal/It.html

Por: Elis Cristina Abreu